quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Cauda Longa



Um livro obrigatório para profissionais da internet e empreendedores em geral. Chris Anderson, editor da revista Wired, amplia um conceito cunhado por ele, o de Cauda Longa, e debate seus efeitos na economia, administração e cultura.

Basicamente, a cauda longa é o que no Brasil conhecemos por "base da pirâmide", os 80% que costumavam representar apenas 20% das vendas e por isso eram relegados pela indústria e comércio tradicionais. Agora, com as novas tecnologias de comunicação, distribuição e comércio, diversas empresas apostam exatamente nesses consumidores (Google, eBay, iTunes) e provam como pode ser lucrativo olharmos para a cauda da curva (ou a base da pirâmide), e não apenas para sua ponta, ampliando as ofertas e criando verdadeiros nichos.



Para ilustrar, o primeiro exemplo de Anderson é o de músicas baixadas pela Rhapsody (serviço pago de download de músicas). Claro que há os hits, há músicas com 180.000 baixas e há em torno de 2 mil músicas com mais de 20 mil baixas. Mas há outras 25.000 músicas com pelo menos mil downloads (o que, no conjunto, é mais lucrativo que os hits). E, mais do que isso, há 95.000 músicas com mais de 100 downloads e todas as 800.000 músicas no site tiverem pelo menos um download.

Essa análise pode ser feita em sites, por exemplo. Há na internet, segundo Anderson, mais de 1 bilhão de sites. Há, sem dúvidas, os mais acessados, mas provavelmente todos esses milhões de sites tiveram pelo menos um acesso no mês passado, o que significa que na Era da diversidade o importante é fazer um bom trabalho que, assim, haverá público.

Como o livro é extenso e interessante, publicaremos aos poucos alguns textos baseado em cada um dos 14 capítulos. É assunto para um mês inteiro, mas se você leu o livro sabe que vale pelo ano todo.

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