Este trecho do terceiro capítulo de "A cauda longa" dá uma nova dimensão ao conceito de Chris Anderson, pois amplia da cultura para todos os ramos de negócios o efeito cauda longa:
Da mesma maneira como o Google está descobrindo maneiras de explorar a Caula Longa da propaganda, a Microsoft está esticando a cauda dos videogames para abranger cada vez menores e mais baratos que podem baixar pelas redes Xbox Live. Os projetos de software de fonte aberta, como o Linux e o Firefox, são a Cauda Longa do trabalho. Enquanto isso, a Internet permitiu que a mais longa das caudas, a da pornografia, atendesse todas as preferências e excentricidades imagináveis.
Exemplos mais esotéricos abrangem a proliferação de microcervejarias, como a "Cauda Longa da cerveja", o crescimento de T-shirts, sapatos e outras roupas personalizadas, como a "Cauda Longa da moda" e a disseminação de universidades on-line, como a "Cauda Longa da educação".
Adiante o autor dará alguns exemplos, como o eBay, o Kitchenaid e o Lego como exemplos bem-sucedidos de aproveitamento da cauda longa por parte de uma empresa. No nosso caso, parece que o importante é, acima de tudo, conhecer nosso público, nosso mercado e nossa cauda longa. O que será que os consumidores estão esperando do nosso segmento? Eles têm variedade suficiente? E como nós podemos oferecer algo de novo nesse mercado?
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário