quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caudas longas em todos os lugares

Este trecho do terceiro capítulo de "A cauda longa" dá uma nova dimensão ao conceito de Chris Anderson, pois amplia da cultura para todos os ramos de negócios o efeito cauda longa:

Da mesma maneira como o Google está descobrindo maneiras de explorar a Caula Longa da propaganda, a Microsoft está esticando a cauda dos videogames para abranger cada vez menores e mais baratos que podem baixar pelas redes Xbox Live. Os projetos de software de fonte aberta, como o Linux e o Firefox, são a Cauda Longa do trabalho. Enquanto isso, a Internet permitiu que a mais longa das caudas, a da pornografia, atendesse todas as preferências e excentricidades imagináveis.

Exemplos mais esotéricos abrangem a proliferação de microcervejarias, como a "Cauda Longa da cerveja", o crescimento de T-shirts, sapatos e outras roupas personalizadas, como a "Cauda Longa da moda" e a disseminação de universidades on-line, como a "Cauda Longa da educação".

Adiante o autor dará alguns exemplos, como o eBay, o Kitchenaid e o Lego como exemplos bem-sucedidos de aproveitamento da cauda longa por parte de uma empresa. No nosso caso, parece que o importante é, acima de tudo, conhecer nosso público, nosso mercado e nossa cauda longa. O que será que os consumidores estão esperando do nosso segmento? Eles têm variedade suficiente? E como nós podemos oferecer algo de novo nesse mercado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário