domingo, 26 de julho de 2009

O blog da Petrobrás

Se alguma empresa ainda tem dúvidas sobre a validade de ter um blog paralelo ao site oficial, não pode deixar de conhecer o blog Fatos e Dados (http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/), da maior empresa do Brasil, a Petrobrás.

O blog surgiu como uma inteligente resposta da empresa à polêmica instalação da CPI da Petrobrás. O objetivo inicial era publicar as perguntas enviadas pelos jornalistas, com as respostas na íntegra, o que deixou muitos jornalistas de cabelos em pé. Com o tempo o blog passou a publicar informações de interesse público, como esclarecimentos a respeito de patrocínios culturais, além de matérias que saem sobre a empresa no Brasil e no exterior e informações institucionais como o "Quadro dos investimentos em publicidade".

Baseado em tecnologia do WordPress, o blog tem um layout limpo, de fácil navegação, um canal de transmissões ao vivo e espaço para comentários, o que torna a experiência ainda mais interessante. Há mais de 30 comentários para os últimos 3 posts do blog, e os acessos já superaram a marca de 1 milhão.

Sem dúvidas é um belo exemplo de como utilizar uma tecnologia gratuita sem abrir mão do site nem ser reduntante, agregando valor à marca (no caso o foco é na transparência), e apostando na interatividade da web para estreitar as relações com investidores e público em geral, tirando um pouco a importância dos formadores de opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário