quinta-feira, 16 de julho de 2009

Netiqueta: Etiqueta na internet

Voltando ao assunto, vamos apresentar algumas regras a serem utilizadas na comunicação na internet.

Quando recebemos algum e-mail ou mensagem, com as fontes em caixa alta, sentimos um certo incomodo, certo? Por isso, não envie mensagens em caixa alta, é como se você estivesse gritando com a pessoa que vai recebê-la. Sublinhe o que for importante, coloque em negrito.

Ao encaminhar um e-mail a um grupo, envie só a mensagem, retire os e-mails de outras pessoas do corpo do e-mail e utilize o CCO (com conhecimento oculto), evitando que todos tenham acesso ao endereço de todos.

Durante as suas férias saia das listas que você assina para evitar que, na volta, sua caixa postal esteja muito cheia de mensagens que você, certamente, não terá tempo de ler.

Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse da pessoas destinatárias das mensagens.
A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial. Ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, sobrecarregando as caixas de e-mail, entre outros transtornos.
Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber "flames"(insultos a outro usuário, normalmente em retaliação a falta de etiqueta e ética por parte deste usuário). Introduza divulgações no contexto da conversa. Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam. Portanto, envie mensagens relevantes e com uma freqüência que não aborreça seu cliente.

Ouça os seus clientes e responda sempre e o mais rápido possível. Uma das piores coisas é não ter resposta rápida. O quanto mais rápido você interagir com seu cliente, melhor.
Seja claro e objetivo em suas mensagens, utilizando linguagem clara e precisa.
Tenha interatividade em sua página. Organize a seu site de acordo com a regra máxima dos três cliques, não obrigando o utilizador a mais de três operações dessas para atingir o conteúdo que interessa. Não abuse do tempo e da paciência dos seus clientes e visitantes, não carregue cada página com informação e imagens em excesso.

Estas são pequenas regras que podem ajudá-lo a ter um bom relacionamento com seu cliente, na comunicação via web.

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