quinta-feira, 7 de maio de 2009

Apresentação

Bem-vindos ao blog Consultores Web, editado por profissionais da área da comunicação com o objetivo de otimizar a utilização das novas tecnologias pelas empresas e instituições.

Poucas empresas, hoje, não estão presentes na internet, mas muitas ainda acham que o simples fato de ter um site é suficiente para aproveitar as mil maravilhas da tecnologia. Nada disso! Ter um site bem feito e visualmente atraente já se tornou obrigação, e é até provável que a grande maioria das empresas já recebam mais visitas em seus sites do que em seus pontos de venda (consultem seus relatórios de acessos!).

Mas será que esse tráfego esta trazendo retorno para a empresa? Os internautas estão se tornando clientes? Estão colaborando de alguma forma com a empresa? E o site está ajudando a fidelizar os clientes já existentes? Agrega algum valor ao produto/serviço da empresa?

Eis o primeiro desafio de um bom trabalho voltado para web: transformar acessos em resultados, acompanhando a modernização da web, a web 2.0. Ocorre que muitos sites foram feitos em outra época da web, quando o foco estava na publicação, e hoje são verdadeiros catálogos eletrônicos, pesados, difíceis de se navegar e com pouca - ou nenhuma - interatividade. O que se requer, hoje, são sites mais objetivos, cleans (vide Google, Terra), capazes de levar o usuário ao conteúdo em poucos cliques. E, por outro lado, capazes de transformar esses acessos em informações sobre o cliente ou o público-alvo, em listas para prospecção, em resultados!

Mas há outra questão importante: muitos clientes chegam na msmidia.com reclamando, por exemplo, que não são os primeiros a aparecer no Google. Mas aí eu pergunto: o que a empesa fez para estar entre os destaques do Google naquela categoria? É preciso se dar conta de que a internet é quase um espelho do mundo real, se há 200 pizzarias em determinada cidade, há 150 na internet, e talvez ainda outros 50 que não tenham pizzaria mas vendem pizza pela web...

Bem, é aí que entra o segundo desafio de um bom tarbalho voltado para web: conteúdo. Gerar conteúdo de qualidade e interesse, com periodicidade, é fundamental para tornar seu site mais atrativo, melhor indexado pelo Google e, assim, mais visitado. E se você tiver vencido o primeiro desafio, que é otimizar seu site, bingo!, sua empresa começará a sentir os resultados.

Claro que além do site há outras ferramentas para serem usadas, e na medida do possível iremos abordá-las neste espaço. Por enquanto, fica o convite para que conheçam melhor nosso trabalho. Entrem em contato com graziana@msmidia.com e descubra o que podemos fazer para seu negócio e fato aproveitar as mil maravilhas da tecnologia. Ou pelo menos parte delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário